Começa hoje o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). No distrito de Bragança, cerca de uma centenas de pessoas vão ajudar a instituição.

Segundo a LPCC, a verba arrecadada neste peditório anual permite à liga apoiar doentes oncológicos e os seus cuidadores e promover atividades de promoção da saúde, de prevenção do cancro e de estímulo à formação e investigação em oncologia.

Anabela Anjos, voluntária da delegação e responsável pelo peditório, em declarações à rádio Brigantia, explicou que há “voluntários dos 8 aos 80”.

O plano é fazer “turnos de duas pessoas, em cada sítio, de três em três horas. Temos cerca de cem pessoas no terreno, entre aqueles que são escalados para os supermercados, cemitérios e para o peditório de rua, porta a porta. Temos também algumas latas em farmácias e estabelecimentos comerciais. As pessoas que vêm pela primeira vez são as primeiras a dizer, no ano a seguir, ‘não te esqueças de mim, eu também quero ir’”,concluiu.

Em declarações à Lusa, o presidente da LPCC, Vitor Rodrigues, explicou que no ano passado, tanto o número de voluntários como a verba angariada caiu para metade, passando de 1,5 milhões para cerca de 890 mil euros, num ano em que só em despesas sociais (medicamentos, transportes e outras despesas básicas dos doentes) a instituição gastou 1,3 milhões de euros.

“É um valor muito grande para um país europeu”, considerou, lembrando que são cada vez mais as pessoas que precisam de ajuda e que a instituição, à semelhança do ano passado, terá de encontrar outras formas de angariação.

Refira-se que, como nos anos anteriores, o peditório é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, sob o mote “O melhor do mundo é ajudar”. O peditório tem a duração de quatro dias, 29 de outubro a 1 de novembro.

Além desta ação, continuar a ser possível fazer uma doação online. Recorde-se que “o cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018”, refere a organização não-governamental, sublinhando ainda que “o cancro colorretal, da mama e da próstata são os mais prevalentes em Portugal”.

Por: Márcio Gué

Foto: José Mota/Arquivo Global Imagens

Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n