A par da apresentação da Feira do Queijo de Zamora, que decorreu ontem, em Bragança, e na qual a cidade brigantina vai participar, a secretária de estado da valorização do interior disse que vai ser implementado um programa de cooperação transfronteiriça que inclui os dois territórios.

Durante a sessão de apresentação do certame, o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, dirigiu-se à secretária de estado da valorização do interior, Isabel Ferreira, relativamente à necessidade de investimento em ligações transfronteiriças que sirvam as populações de Bragança e Zamora. 

Isabel Ferreira diz que a proximidade destes dois territórios depende só do governo espanhol, uma vez que, o governo português está a implementar um programa, inserido no Pacote de Cooperação Territorial Europeia, conhecido por Interreg. 

Segundo a secretária de estado o Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) é, precisamente, dedicado à cooperação transfronteiriça dos dois países e tem o apoio da União Europeia. 

“Está a ser finalizado agora para este período até 2027, e esteve em consulta pública o documento sobre este programa”, explica. 

Isabel Ferreira sublinha, ainda, que “ o governo português reforçará financeiramente este programa, precisamente, pelo empenho que está a colocar na cooperação Portugal – Espanha, em particular nestes territórios da fronteira”. 

Hernâni Dias diz que “esta é de facto uma necessidade, porque eu estou a imaginar que as pessoas que vão a uma feira deste tipo de produtos que não queiram apenas adquirir os produtos via internet e queiram provar”.

Jornalista: Sara Teixeira 

Slider