A Infraestruturas de Portugal concluiu recentemente a instalação de uma barreira dinâmica para proteção contra a queda de blocos num troço crítico da Linha do Douro, no concelho de Sabrosa, entre as estações da Régua e do Pinhão.

A intervenção ocorreu numa área considerada de elevado risco, especialmente durante períodos de chuvas intensas, permitindo agora reduzir os impactos de eventuais deslizamentos sobre a circulação ferroviária.

Devido à dificuldade de acesso ao local, os trabalhos exigiram soluções logísticas complexas, incluindo o transporte de materiais por helicóptero. Esta abordagem acelerou a execução da obra e superou as limitações impostas pelo terreno.

O investimento na instalação da barreira ascendeu a 193 mil euros e representa mais um passo na estratégia contínua da empresa para monitorizar e reforçar a estabilidade dos taludes ao longo da rede ferroviária nacional. Nos últimos anos, diversas intervenções geotécnicas têm sido realizadas em áreas de maior risco, com o objetivo de aumentar a segurança, a fiabilidade e a qualidade das infraestruturas.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: IP

Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorGREVE GERAL DA FUNÇÃO PÚBLICA CONDICIONA SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS
Próximo artigoGOUVEIA E MELO DEFENDE POLÍTICAS PARA FIXAR PESSOAS E EMPRESAS NO INTERIOR