Um homem de 30 anos, com dupla nacionalidade portuguesa e brasileira, foi detido pela Polícia Judiciária em Vila Real, por suspeita de ter utilizado as redes sociais para incitar à prática de atos violentos contra cidadãos estrangeiros. A operação foi conduzida pela Unidade Nacional de Contraterrorismo no âmbito de um inquérito do Ministério Público em Lisboa.

De acordo com a investigação, o indivíduo terá divulgado, via online, mensagens nas quais propunha recompensas financeiras e bens imobiliários a quem concretizasse ataques mortais contra determinados grupos e, em particular, contra uma jornalista brasileira a residir em Portugal. O conteúdo rapidamente se propagou na internet, gerando forte inquietação pública e motivando ampla condenação.

O detido já tinha registo policial por comportamentos associados a discursos xenófobos e apologia da violência. Durante as buscas foram apreendidos elementos que, segundo a PJ, evidenciam radicalização ideológica e planeamento intencional.

Presente esta quinta-feira (23), a um juiz de instrução criminal, foi-lhe aplicada a prisão preventiva, a medida de coação mais severa prevista na lei, atendendo à gravidade dos factos e ao risco de continuação da atividade criminosa.

Jornalista: Vitória Botelho

Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorOBRAS OBRIGAM À INTERRUPÇÃO TOTAL DA LINHA DO DOURO ATÉ ABRIL DE 2026
Próximo artigoARTISTAS INTERNACIONAIS TRANSFORMARAM SÃO JOÃO DA PESQUEIRA NUM MUSEU A CÉU ABERTO