O Município de Macedo de Cavaleiros tem abertas, até ao dia 27 de abril, as candidaturas para o exercício de funções de Juiz Social, no âmbito da intervenção em processos de promoção e proteção de crianças e jovens em situação de risco.

A figura do Juiz Social constitui uma forma de participação direta dos cidadãos na administração da justiça, desempenhando um papel relevante nos tribunais de família e menores. 

Estes intervenientes são chamados a colaborar em processos onde exista debate judicial, nomeadamente em situações de promoção e proteção, em processos tutelares educativos, sobretudo quando está em causa a aplicação de medidas de internamento em centros educativos, e ainda em processos de apadrinhamento civil.

De acordo com a legislação em vigor, podem candidatar-se cidadãos que cumpram um conjunto de requisitos, entre os quais ter idade compreendida entre os 25 e os 65 anos, saber ler e escrever em português, estar no pleno gozo dos direitos civis e políticos, não possuir condenações por crimes dolosos e residir no concelho de Macedo de Cavaleiros.

A autarquia sublinha a importância desta função no reforço da ligação entre a comunidade e o sistema judicial, contribuindo para decisões mais ajustadas à realidade social local.

As candidaturas devem ser formalizadas através de formulário próprio, disponível na Divisão Municipal de Ação Social ou no portal do município. A entrega poderá ser feita presencialmente na Secção de Atendimento e Tesouraria, nos Paços do Concelho, ou enviada por via eletrónica, acompanhada da documentação exigida.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes 

Foto: CM Macedo de Cavaleiros   

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorFREIXO DE ESPADA À CINTA APROVA PLANO OPERACIONAL PARA REFORÇAR COMBATE A FOGOS RURAIS EM 2026 
Próximo artigoATL DA PÁSCOA EM MIRANDA DO DOURO TERMINA COM BALANÇO POSITIVO