MACEDO DE CAVALEIROS PROMOVE O PRIMEIRO ENTRUDO CHOCALHEIRO COM SELO DA UNESCO

Município de Macedo de Cavaleiros acolhe de 22 a 25 de fevereiro a primeira edição do Entrudo Chocalheiro com o selo da UNESCO, depois de as “Festas de Inverno: Carnaval de Podence” terem sido classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Durante quatro dias, a aldeia de Podence acolhe o Carnaval mais genuíno de Portugal, num evento onde são esperados mais de 40 mil visitantes de sábado até terça-feira.

“Esperamos, como é normal, um aumento significativo do número de visitantes, tendo em conta todo o protagonismo que a classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade conferiu ao Entrudo Chocalheiro”, frisa o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

O autarca diz que o Entrudo Chocalheiro tem um impacto económico significativo no concelho, contribuindo para esgotar as unidades hoteleiras e de Alojamento Local, mas que não se cinge a Macedo de Cavaleiros. “O Entrudo Chocalheiro de Podence é vantajoso para os concelhos vizinhos, diria que para todo o Nordeste Transmontano, contribuindo para lotar os hotéis, o alojamento local e os próprios restaurantes”, sustenta. Benjamim Rodrigues garante que “é uma injeção de dinamismo e de capital muito importantes para a região”, estimando que o evento possa gerar receitas, no distrito, a rondar os três a quatro milhões de euros.

Organizado pela Associação Grupo Caretos de Podence, com a colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, da União de Freguesias de Podence e Santa Combinha e do Instituto Português do Desporto e Juventude, o programa do “Entrudo Chocalheiro” contempla passeios e visitas ao Geopark Terras de Cavaleiros; Geocruzeiros na Albufeira do Azibo; a Ronda das Tabernas, com 25 espaços aderentes em Podence; o Pregão Casamenteiro; a Queima do Entrudo; o Desfile de Marafonas; e o Festival do Grelo, que conta com a adesão de 26 restaurantes do concelho.

“Não faltam motivos para vir a Podence festejar aquele que é, de facto, o Carnaval mais genuíno de Portugal”, sustenta Benjamim Rodrigues. O autarca promete quatro dias de muita animação, além, claro, de assistir à promoção da cultura ancestral das festas carnavalescas que continua a ser preservada pelos caretos de Podence.

Slider