Durante o mês de outubro, a GNR realizou em todo o território nacional, a operação “Censos Sénior 2023”. Nos distritos de Bragança e Vila Real foram sinalizados um total 8707 idosos em situação de vulnerabilidade.

A operação, que decorre no âmbito do policiamento comunitário, “visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança”, explica a GNR.

Os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

A edição de 2023 da Operação “Censos Sénior” contou com 304 ações em sala e 2 651 ações porta a porta, abrangendo um total de 24 978 idosos.

No total, tendo em conta todos os distritos portugueses, a Guarda sinalizou 44 114 idosos que “vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, divulgou.
No distrito de Bragança os idosos com algum tipo de carêcia referido anteriormente corresponde a 3347 pessoas. O número é ainda mais elevado no distrito de Vila Real com 5360 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N

Slider