O Presidente da República voltou a Podence, no distrito de Bragança, para cumprir a promessa de fazer a inauguração de um mural com a sua figura numa das casas daquela pequena aldeia transmontana que se autoproclama como sendo o local onde o Carnaval é mais genuíno em Portugal.

Na véspera do início do Entrudo Chocalheiro – Património da Humanidade – e que vai durar quatro dias, com os caretos à solta, a chocalhar as mulheres com os chocalhos que trazem à cintura dos coloridos fatos, Marcelo rebelo de Sousa foi também deixar um apelo às entidades locais para que seja possível avançar para a construção de um museu do careto.

Uma hora antes da chegada de Marcelo, já Esmeralda Vasco, que se deslocou de Macedo de Cavaleiros, contemplava o mural alusivo ao Presidente da República, no largo da aldeia. “Vim para ver a festa, os caretos, mas vim mais pelo Presidente. Gostaria de lhe dizer que fizesse força para viesse outra vez a automotora para cá, que faz muita falta”, diz.

Jouquina Xavier, habitante de Podence, também esperava Marcelo, mas não esperava tirar nenhuma selfie. “Não. Há aqui muita gente nova e eu já não sou nova para isso. Mas, isto foi uma coisa muito bonita que se fez em Podence e ele também merecer que é boa pessoa”, afirma.

Egas Soares, tem 70 anos, e há 28 que, nesta altura, se veste de careto, um colorido fato amarelo, vermelho e verde, para chocalhar as mulheres com os chocalhos que trazem à cintura amparados por paus para as tropelias e disfarçados com as típicas máscaras de ferro. Tinha um recado para Marcelo Rebelo de Sousa. “Que seja ele próprio. Porque isto está cada vez pior”, adianta sem concretizar.

O autor do mural, chama-se TriDtos, tem duas dezenas de figuras espalhadas pela aldeia, desde António Guterres a Cristiano Ronaldo, mas confessa que este foi o mais difícil. “Pelo nível de responsabilidade que exigiu, sendo a pessoa que é”, confessa.

O Presidente da República já tinha estado em Podence, em 2020, logo depois de o Entrudo Chocalheiro ter sido classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO. Agora, viu, in loco, o seu mural. “Sou suspeito, mas o mural é mil vezes melhor que o retratado. Fiquei muito favorecido”, refere o Chefe de Estado.

Mas Marcelo diz que a sua visita até tinha outra intenção. Apelar às entidades locais para que o Museu do Careto fosse uma realidade em breve. “Agora é que era a ocasião e não daqui a dez anos ou a vinte. Espero ainda vir cá como Presidente da República, pelo menos para ver arrancar a obra do museu, depois se for o meu sucessor a inaugurar que não demore muito tempo para ser no início do seu primeiro mandato”, diz.

Marcelo sai de cena, agora é a vez dos caretos de Podence saírem à rua até à próxima terça-feira.

Jornalista: Fernando Pires

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n