As eleições autárquicas realizam-se este domingo (12) em todo o país, com as urnas abertas entre as 08h00 e as 19h00, para eleger os representantes de 308 câmaras e assembleias municipais, bem como de 3221 assembleias de freguesia. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou a importância do voto, apelando à participação de todos os eleitores num momento que considera decisivo para o futuro das comunidades locais e do país.
No Palácio de Belém, Marcelo afirmou que “neste ano, não votar é renunciar a uma oportunidade única de beneficiar de uma situação financeira irrepetível”, referindo-se à gestão dos fundos europeus disponíveis para os próximos anos.
Segundo o chefe de Estado, os próximos quatro anos serão fundamentais para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de outros apoios provenientes da União Europeia. “Boa parte destes recursos passarão pelo poder local”, destacou, realçando que a escolha dos autarcas terá impacto direto na aplicação desses fundos.
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou ainda o ambiente de “campanha agitada, mas civilizada”, e recordou que muitos autarcas terminam agora o terceiro mandato, abrindo espaço à renovação política em várias autarquias.
O Presidente reforçou que votar é um ato de cidadania e um compromisso com o futuro coletivo: “Votem por vós próprios, pelas vossas famílias, pelas vossas comunidades, pelo vosso futuro. No fundo, votem por Portugal, que sois todos vós”, concluiu.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), mais de 800 grupos de cidadãos e forças políticas apresentaram cerca de 12.860 listas às autarquias. Em 37 freguesias com menos de 150 eleitores, a escolha dos executivos será feita em plenário de cidadãos.
Jornalista: Vitória Botelho