A inauguração da exposição “Gaitas-de-fole do Noroeste da Península Ibérica”, dos etnomusicólogos galegos Pablo Carpintero e Rosa Sánchez, e um concerto pedagógico sobre a evolução do instrumento em Portugal e Espanha marcaram a sessão de encerramento da MASCARARTE – IX Bienal da Máscara, no dia 5 de dezembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

“Esta exposição marca o final de um evento importantíssimo para a região, que valoriza os rituais de solstício de inverno, um património ímpar e riquíssimo não apenas para Bragança, mas também para toda a Península Ibérica”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, fazendo “um balanço muito positivo da 9.ª edição da MASCARARTE”.

A exposição contém instrumentos musicais relacionados com a gaita de fole, em particular, e a música tradicional, no geral, pertencentes à coleção privada de Pablo Carpintero e Rosa Sánchez. Estes dois músicos e investigadores galegos têm calcorreado, há mais de 30 anos, o noroeste da Península Ibérica à procura de dados sobre os instrumentos musicais tradicionais. Nesta procura, os etnomusicólogos gravaram mais de 600 horas de músicas e entrevistas, onde se destacam os repertórios de 165 gaiteiros tradicionais. Na sua demanda, Pablo e Rosa adquiriram, também, uma importante coleção de instrumentos antigos.

Enquanto artesão, Pablo Carpintero especializou-se na construção de réplicas de instrumentos antigos, reproduzindo exemplares únicos e importantes no relato da história musical transfronteiriça, nomeadamente Portugal, Galiza, Zamora e Astúrias.

A exposição estará presente na Sala Luís de Camões, do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, até ao dia 5 de fevereiro de 2020.

 

Fonte: CMB

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n