A Direção-Geral de Saúde (DGS), alertou este domingo que as máscaras descartáveis, usadas devido à Covid-19, devem ir para o lixo doméstico e não para o ecoponto, não devendo nunca ser abandonadas no chão.

“Independentemente de se usarem descartáveis ou não, há regras que se devem cumprir e uma delas é a proteção do ambiente. Uma máscara descartável deve ir para o chamado lixo doméstico. Não deve ir para o ecoponto. E nunca deve ser abandonada na via pública”, alertou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Na conferência de imprensa diária da atualização dos dados da pandemia, a DGS recomenda a utilização comunitária de máscaras ditas comunitárias, que têm regras para o seu fabrico e licenciamento, ou as chamadas máscaras cirúrgicas, que são descartáveis.

“Se for de fabrico comunitário e de múltiplas utilizações, é seguir as instruções do fabricante: usar e proceder à sua higienização de acordo com o que vem no rótulo”.

Se forem descartáveis, quando se deixam de usar devem ser “postas num envelope ou num saco e no lixo doméstico. Ou em nossa casa, ou nos contentores que existem na via pública”, insistiu Graça Freitas.

 

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorALIJÓ: ARRANCARAM ESTA SEGUNDA-FEIRA AS OBRAS DA CICLOVIA DO CAMPO MEÃO
Próximo artigo15 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA