As medidas implementadas para o controlo da pandemia em Portual, nomeadamente nas fronteiras, vão ser prolongadas, segundo António Costa.

“Se é possível antecipar o que vai ser a evolução [da pandemia], podemos prever que a partir de 9 de janeiro nós vamos ter que manter as medidas de controlo das fronteiras”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, à entrada para o Conselho Europeu, hoje, em Bruxelas.

“Esta variante [Ómicron] está a difundir-se muito intensamente na Europa, e também em Portugal, e não vamos poder desarmar, vamos ter que manter ou mesmo reforçar, se for necessário”, referiu ainda, segundo a Lusa.

Após o surgimento da nova variante, Ómicron, todos os países estão a registar um aumento significativo de casos e António Costa adiantou que “em Portugal, também é necessário reforçarmos todas as medidas, para já de autoproteção – uso de máscara, de gel e testagem, testagem, testagem…”, destacando a época natalícia, “estamos perto do Natal, as famílias vão reunir-se e reafirmo aqui o apelo que tenho feito para que, antes de se reunirem, façam pelo menos um autoteste”.

Relativamente à semana entre 2 e 9 de janeiro, Costa espera que “seja mesmo de contenção”, apelando à cautela e compreensão dos portugueses.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Manuel de Almeida/Lusa

Slider