As medidas implementadas para o controlo da pandemia em Portual, nomeadamente nas fronteiras, vão ser prolongadas, segundo António Costa.

“Se é possível antecipar o que vai ser a evolução [da pandemia], podemos prever que a partir de 9 de janeiro nós vamos ter que manter as medidas de controlo das fronteiras”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, à entrada para o Conselho Europeu, hoje, em Bruxelas.

“Esta variante [Ómicron] está a difundir-se muito intensamente na Europa, e também em Portugal, e não vamos poder desarmar, vamos ter que manter ou mesmo reforçar, se for necessário”, referiu ainda, segundo a Lusa.

Após o surgimento da nova variante, Ómicron, todos os países estão a registar um aumento significativo de casos e António Costa adiantou que “em Portugal, também é necessário reforçarmos todas as medidas, para já de autoproteção – uso de máscara, de gel e testagem, testagem, testagem…”, destacando a época natalícia, “estamos perto do Natal, as famílias vão reunir-se e reafirmo aqui o apelo que tenho feito para que, antes de se reunirem, façam pelo menos um autoteste”.

Relativamente à semana entre 2 e 9 de janeiro, Costa espera que “seja mesmo de contenção”, apelando à cautela e compreensão dos portugueses.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Manuel de Almeida/Lusa

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n