Artigo escrito por Cláudia Fernandes – Emigrante na França, natural de Miranda do Douro 

O dia de consoada começava bem cedo, com a avó a confecionar a massa para as filhós. Enquanto isso, o avô acendia a lareira para mais tarde fritar as filhós (porque era só à lareira que fazia sentido).

Mais tarde, na hora de jantar, a família reunia-se na casa dos avós rodeada de uma mesa farta com o bacalhau que a avó tinha cozido, acompanhado com as tradicionais batatas e a couve de “Natal”. Depois era servido o polvo cozido e depois envolto em ovos e salsa que posteriormente era frito. A filha tinha preparado as tradicionais rabanadas e a nora uma tarte. 

O serão era em família recheado de risadas e conversas que envolviam os mais crescidos e os mais pequenos. 

Antes de dormir, nós, as crianças, deixávamos o sapato ao pé da chaminé, tanto em casa dos avós como na casa dos nossos pais. Na manhã de Natal corríamos para ver os presentes deixados no sapato… e o dia de Natal era todo ele passado assim, em família.

Os anos passaram e esses Natais terminaram com a partida do avô. Os Natais mudaram de casa, agora para a casa da filha e genro que entretanto se tornaram também eles avós. 

Algumas destas tradições, como foi o caso do sapato na chaminé, podem ter ficado lá atrás, mas o mais importante, e a maior tradição, mantém-se ao longo dos anos, a família, ou o que resta dela, reunida e unida sempre no Natal. E essa é a maior e melhor tradição que pode existir! 

Esta é a minha singela homenagem a todos os avós do mundo e principalmente aos meus que são todos eles as nossas estrelinhas no Natal e todos os dias!

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: TORRE DE MONCORVO INAUGURA PAVILHÃO ESCOLAR EM HOMENAGEM AO PROFESSOR ALBERTO AREOSA
Próximo artigoJÚLIA RODRIGUES NÃO SE VAI RECANDIDATAR À CÂMARA DE MIRANDELA