O edifício do Centro Interpretativo do Castro de Cidadelhe acolheu, no dia 23 de junho, uma oficina de formação dedicada à conservação preventiva de acervos arquivísticos e arqueológicos.

A formação foi organizada pela Rede de Museus do Douro (Mud), com a colaboração da Câmara Municipal de Mesão Frio e do Museu do Douro e foi dirigida a técnicos de museologia, de arquivo e a profissionais ligados ao património cultural.

A iniciativa teve como objetivo transmitir noções fundamentais e práticas sobre a conservação preventiva de espólios documentais e arqueológicos, contribuindo para a valorização e proteção do património do Concelho e da Região.
O programa teve início com o acolhimento dos participantes, seguido de uma oficina dedicada à preservação de arquivos. Durante o período da tarde, a formação continuou com uma componente prática centrada nos cuidados a ter com materiais de origem arqueológica.

Esta iniciativa faz parte do trabalho contínuo da MuD na qualificação dos profissionais da área e na promoção de boas práticas ligadas à gestão e conservação do património cultural do Douro. A Câmara Municipal de Mesão Frio associou-se a esta ação no âmbito do protocolo que mantém com o Museu do Douro, enquanto membro fundador da instituição.

A Rede de Museus do Douro promove o encontro e o diálogo entre as diferentes instituições museológicas, aliando-as num projeto cultural comum, com novas hipóteses de entendimento e valorização da comunidade duriense.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: CM Mesão Frio

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n