Para encerrar as Festas de Inverno, que iniciaram a 31 de outubro, em Cidões, com a Festa da Cabra e do Canhoto, os “Mil Diabos à Solta” voltam a Vinhais já neste sábado.

São mais de mil diabos que acompanham uma morte gigante pelas ruas da vila, numa procissão que termina na Pedra, onde as raparigas aprisionadas são castigadas e um espetáculo de som, luz e fogo revela o rosto da morte. Uma tradição assustadora mas que atrai milhares de pessoas ao concelho transmontano.

Segundo a história, os Mil Diabos à Solta são um prolongamento da festa original realizada na quarta-feira de cinzas, onde ganham destaque encenações e espetáculos que motivam também a própria população a vestir o fato encarnado do diabo.

Após a procissão pelas ruas de Vinhais, a festa continua no pavilhão multiusos, com tasquinhas e espetáculos musicais.

No sábado, a manhã começa em Vinhais com o Trail dos Diabos, que corresponde à terceira etapa do Campeonato Distrital da modalidade. Durante a tarde está prevista a inauguração do Centro Interpretativo da Morte e do Diabo, na zona histórica da vila de Vinhais. Neste novo espaço “os visitantes terão acesso a toda a história das mascaradas do concelho, com uma exposição de elevada qualidade, envolvente, atrativa e inovadora”, refere o município, em comunicado.

Recorde a edição de 2022 dos Mil Diabos à Solta.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n