Serão devolvidos à natureza, no próximo dia 24 de agosto, um milhafre-rei e um grifo resgatados, que estiveram em recuperação no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-HVUTAD).

A devolução à natureza destas aves terá lugar no Miradouro do Carrascalinho, em Fornos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Em comunicado enviado à redação do Canal N, refere que “através de uma colaboração realizada entre o CRAS-HVUTAD e a organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, o milhafre-real e o grifo a serem devolvidos à natureza irão integrar o projeto Sentinelas – Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre. As aves serão equipadas com emissor GPS e receberão anilhas de PVC e metálicas, de forma a permitir a sua monitorização futura. Neste evento, estarão presentes representantes das entidades envolvidas, bem como agentes de conservação da natureza”.

A população residente de milhafre-real em Portugal tem um estatuto de ameaça “Criticamente em Perigo”. Já o grifo é uma das três espécies de abutres que ocorrem regularmente e nidificam em Portugal, apresentando um estatuto de “Quase Ameaçada”.

Jornalista: Inês Carvalho

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n