Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, anunciou, hoje, um apoio de 35 milhões aos agricultores afetados pela seca.

À saída de uma reunião da comissão de acompanhamento dos efeitos da seca no Ministério da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes referiu, à comunicação social, que “temos duas medidas diferentes, uma imediata que vai ser aprovada pela Comissão [Europeia] na próxima segunda-feira, para podermos disponibilizar um apoio aos agricultores do sistema de sequeiro, à pecuária extensiva, à produção de cereais e apicultores para fazer face a este momento difícil que advém da seca”.

O apoio pode chegar aos 35 milhões de euros e os agricultores, de acordo com a ministra, deverão receber até janeiro de 2024.

“Queremos que seja feito o mais rápido possível” afirmou a ministra, em declaração ao JN. “Na segunda-feira, a medida vai ser aprovada em Bruxelas e depois temos que a preparar para submeter à aprovação da comissão. Segundo aquilo que sabemos, o regulamento vai dizer que essa submissão pode acontecer até setembro e os agricultores têm de receber até janeiro”.

De acordo com Maria do Céu Antunes já estão a ser, também, promovidos incentivos à criação de charcas, tendo sido aberto “um aviso no âmbito do programa e desenvolvimento rural de 10 milhões de euros na passada quarta-feira”.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorESTÁGIO DE ORQUESTRA DE SOPROS E BANDAS DA REGIÃO TERMINA COM UM CONCERTO NO PARQUE DO IMPERIO
Próximo artigoVÍDEO: FREIXO DE ESPADA À CINTA CELEBRA CENTENÁRIO DA MORTE DE GUERRA JUNQUEIRO