Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, anunciou, hoje, um apoio de 35 milhões aos agricultores afetados pela seca.

À saída de uma reunião da comissão de acompanhamento dos efeitos da seca no Ministério da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes referiu, à comunicação social, que “temos duas medidas diferentes, uma imediata que vai ser aprovada pela Comissão [Europeia] na próxima segunda-feira, para podermos disponibilizar um apoio aos agricultores do sistema de sequeiro, à pecuária extensiva, à produção de cereais e apicultores para fazer face a este momento difícil que advém da seca”.

O apoio pode chegar aos 35 milhões de euros e os agricultores, de acordo com a ministra, deverão receber até janeiro de 2024.

“Queremos que seja feito o mais rápido possível” afirmou a ministra, em declaração ao JN. “Na segunda-feira, a medida vai ser aprovada em Bruxelas e depois temos que a preparar para submeter à aprovação da comissão. Segundo aquilo que sabemos, o regulamento vai dizer que essa submissão pode acontecer até setembro e os agricultores têm de receber até janeiro”.

De acordo com Maria do Céu Antunes já estão a ser, também, promovidos incentivos à criação de charcas, tendo sido aberto “um aviso no âmbito do programa e desenvolvimento rural de 10 milhões de euros na passada quarta-feira”.

Jornalista: Lara Torrado

Slider