Momento para anunciar a abertura de dois avisos, no valor de 11 milhões de euros, de apoio aos agricultores afetados pelo mau tempo de dezembro nas regiões Norte e Centro

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou, na passada sexta-feira, duas explorações agrícolas de jovens agricultores, em Curalha, afetadas pelas depressões Elsa e Fabien.

Após a visita às explorações afetadas em dezembro de 2019, a governante anunciou a abertura de dois avisos, um dos quais no valor de dois milhões de euros para apoiar os agricultores pelos prejuízos causados pelas cheias, nomeadamente no vale do Mondego. Um segundo aviso, no valor de 9 milhões para as regiões Centro e Norte que foram atingidas pelas depressões do mês de dezembro.

Vera Pinto apresentou danos provocados pelo vento, que inutilizou oito estufas num total de 11, provocando prejuízos de 30 mil euros, enquanto que Nuno Dias mostrou danos estruturais, no valor de cerca de 43 mil euros.

Com a abertura dos avisos, cada agricultor terá que elaborar candidatura e verificar as condições de elegibilidade dos seus prejuízos.

A Ministra acrescentou ainda que o valor de 11 milhões será suficiente para colmatar as carências reportadas, havendo necessidade poderá ser ainda equacionada a abertura de um terceiro aviso.

Foto: CMC

Slider