A garantia foi assegurada por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, ao visitar a Feira de Artes, Ofícios e Sabores, em Vimioso. Explica que foi criada uma exceção para que pudesse haver financiamento do programa regional Norte 2030.

“Já consegui que em termos de fundos europeus, haja essa possibilidade, casos excepcionais para estradas que correspondam a ligações transfronteiriças. Podem ser financiadas pelos programas regionais. Consegui essa regra da excepção, que não existia, pensando no caso de Vimioso. Vamos continuar a trabalhar, para que ela seja uma realidade”, referiu.

Ana Abrunhosa, garantiu, ainda, que os alunos que saem do concelho para o ensino secundário, vão receber uma bolsa de estudos. “Também as crianças que antes se deslocavam para ir para a escola secundária, os pais tinham que pagas as despesas. Agora garantimos bolsas e garantimos também que quando ficam numa residência, pagamos a residência às famílias”, menciona.

A questão das telecomunicações foi outro ponto abordado. A ministra frisa que estão a ser feitos os possíveis para que em breve toda a gente tenha cobertura de rede. O autarca de Vimioso, Jorge Fidalgo, afirma ter ficado “muito contente”, nomeadamente pela questão da estrada vir a ser realidade.

Jorge Fidalgo explica que “passam nesta estrada entre 35 a 40 ambulâncias por dia. Com uma população mais envelhecida, a precisar de mais cuidados de saúde, temos que chegar rapidamente a Bragança. É nessa estrada que passam a maior parte dos alunos que vêm estudar para o agrupamento de escolas de Vimioso”, acrescentando que “termina esta sexta-feira a avaliação do relatório de conformidade ambiental e, portanto, significa que dentro de um mês estão reunidas todas as condições para se poder lançar a empreitada”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider