SURTO NO CAO DA APPACDM COM 12 INFETADOS E VÁRIOS EM ISOLAMENTO PROFILÁTICO. EDIFÍCIO VAI SER DESCONTAMINADO NA PRÓXIM-SEGUNDA-FEIRA.

O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança traduz um preocupante aumento de novos casos de infeção do novo coronavírus, que se estende aos 12 concelhos.

De ontem para hoje, há mais 149 casos ativos no distrito, resultante do facto de terem sido registados 174 casos positivos, nas últimas 24 horas, tendo apenas recuperado 25 pacientes.

Os concelhos de Miranda do Douro e Mirandela foram os mais atingidos, com 43 e 32 novos casos, respetivamente.

Em Miranda, metade dos casos positivos foram diagnosticados em Palaçoulo (20).

Já por Mirandela, há um surto de Covid-19 detetado no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) que já contabiliza 12 infetados (6 utentes e 6 funcionários), pelo que a autoridade de saúde local colocou em isolamento profilático vários utentes e funcionários, levando ao fecho das instalações, apesar de se manter o acompanhamento assistencial aos utentes que necessitem de apoio, dado que se trata de um equipamento que recebe pessoas com várias deficiências cognitivas, com mais de 18 anos, mas que funciona como um centro de dia, regressando todos a casa no final do dia.

A direção da APPACDM já fez saber que, na próxima segunda-feira, vai proceder-se à descontaminação daquele espaço.

Como já tínhamos noticiado, há outros surtos ativos no concelho, nomeadamente na Residência Sénior do Hospital Terra Quente, com cerca de 40 casos, a maioria utentes, e ainda um surto de 11 infetados que afeta militares da GNR de Torre de Dona Chama.

Ainda pela cidade mirandelense, nas últimas horas houve 4 funcionárias do Lar Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia, que testaram positivo.

Também na freguesia de Carvalhais, houve nas últimas horas mais cinco casos positivos, outros 3 em Torre de Dona Chama, 2 em Vale de Telhas, 2 na UF de Avidagos, Navalho e Pereira e 1 na freguesia de Múrias.

Nos restantes concelhos do distrito de Bragança, houve aumento de casos ativos: Mogadouro com mais 29. Bragança com mais 17. Macedo com mais 8. Vila Flor com mais 7. Carrazeda, Freixo e Alfândega registam mais 3 casos ativos. Moncorvo mais 2 enquanto Vimioso e Vinhais têm mais 1 caso ativos face ao dia de ontem.

Desde março, estão já confirmados no distrito 7139 casos. Recuperaram 5520. Há 126 mortes. Restam agora 1493 casos ainda ativos.

Confira os casos por concelho:

BRAGANÇA 442

MIRANDA 232

MOGADOURO 202

MIRANDELA 200 (cidade 138, Carvalhais 13, Valbom dos Figos 9, Vale de Telhas 7, Múrias 6, UF Avidagos, Navalho e Pereira 5, Mascarenhas 4, Torre de Dona Chama 3, Lamas de Orelhão 3, com os restantes 12 espalhados por freguesias com menos de 3 casos)

MACEDO 164

VINHAIS 72

VILA FLOR 70

VIMIOSO 39

ALFÂNDEGA 34

MONCORVO 23

CARRAZEDA 8

FREIXO 7

Jornalista: Fernando Pires

Slider