A equipa especializada do município vai remover ramos onde se encontra esta praga e eliminar os ninhos.

A lagarta do pinheiro, também conhecida como processionária, encontra-se habitualmente em pinheiros e tem efeitos nocivos nos humanos e nos animais domésticos. Os seus pelos urticantes são responsáveis por irritações cutâneas, oculares e das vias respiratórias.

De acordo com a autarquia “a invasão por esta espécie varia de intensidade conforme o estado do tempo (variações de temperatura e insolação) e a presença de inimigos naturais (fungos, bactérias, aves).”

Neste âmbito, a equipa de Sapadores Florestais do Município, que dispõe de equipamentos adequados e recursos humanos com formação específica para intervenções desta natureza, terá a cargo a remoção de ramos onde se identifica a praga, eliminando os ninhos através da queima dos mesmos.

A Câmara Municipal de Mirandela informa ainda, em comunicado, que sendo este um problema que afeta todo o concelho, “a autarquia, em articulação com as juntas de freguesia, promoverá um levantamento e respetivas intervenções junto das árvores infetadas”.

A identificação de casos em espaços públicos pode ser feita por qualquer cidadão através do contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal, ou com o Serviço Municipal de Veterinária, pelo telefone 278 200 200.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n