É já no próximo domingo que se disputa a final da Taça Transmontana Futebol, que junta os vencedores dos Campeonatos Distritais das Associações de Futebol de Vila Real e de Bragança, na época transata.

O troféu que se disputa pela 5ª vez será disputado entre o suporte de Mirandela e o Vila Real no estádio municipal de Macedo Cavaleiros.

O treinador de Mirandela admite que não fez “uma preparação específica” para esta prova, já que o plano de treinos tem em vista prioritariamente o início do campeonato que está agendado para 20 de agosto. “Estamos numa evolução para estarmos bem para o primeiro jogo do campeonato e esta final mete-se no meio, pelo que não teve um cuidado especial, estamos focados na preparação de equipa para o campeonato”, diz André Irulegui.

Ainda assim, não tem dúvidas que o grupo vai partir para esta final com o intuito de a conquistar. “Tem o valor de ser uma final que, obviamente, eu, os meus jogadores e a equipa técnica, vamos para ela para a vencer”, acrescenta o técnico dos alvinegros que garante não subestimar a prova. “Não, nunca. Não subestimo a competição, não. Não subestimo, valorizo. Mas ela está num contexto de preparação. Não fizemos a preparação pensando nela.”

Quanto ao adversário, André Irulegui admite que desconhece o valor do plantel do Vila Real. “Estamos muito focados no nosso trabalho e vamos a jogo sem termos estudado muito o adversário bem, na verdade. Por mais que a gente tente saber algo do Vila Real, em termos de substância, não temos. Temos desconfiança, mas não temos substância.”

A equipa vilarelaense é orientada por Nuno Barbosa, um treinador que já passou pelo Mirandela, primeiro como treinador adjunto de Luís Guerreiro, entre 2009 e 2011, e depois, em 2015 e 2016, como treinador principal.

O jogo terá também um cariz solidário. “Em vez de cobrarmos uma entrada para assistir à final, essa entrada é através da comparticipação de um brinquedo, ou de alimentos, ou de qualquer coisa que queiram entregar de vestuário, para nós entregarmos a uma entidade de solidariedade social, que neste caso é o CAT, o Centro de Atendimento Temporário para crianças e jovens em risco de Mirandela, porque associamos ao finalista a instituição a quem queremos direcionar todo este apoio”, explica o presidente da direção da AFB, António Ramos.

Em quatro edições já realizadas, só há registro de vitórias das equipas da Associação de Futebol de Vila Real. Mondinense, Chaves Satélite, Vila Real e Vilar de Perdidos são os clubes que já escreveram o seu nome no troféu.

Mirandela e Vila-Real disputam a taça transmontana de futebol. O jogo está marcado para domingo no Estádio Municipal de Macedo Cavaleiros com início marcado para às 17h.

Jornalista: Fernando Pires

Slider