A Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB), em Mirandela, recebeu 179 novos estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) para o ano letivo 2025/2026.
Entre os cursos com maior procura destacam-se novamente as licenciaturas em Marketing e Solicitadoria, que esgotaram a totalidade das vagas, reforçando o prestígio e a qualidade da formação oferecida pela instituição.
Apesar da redução global do número de colocados no ensino superior este ano, a diretora da escola, Sónia Nogueira, expressou satisfação com os resultados alcançados e felicitou os novos alunos.
Os estudantes colocados devem realizar a matrícula online, entre os dias 25 e 28 de agosto, através da plataforma oficial do IPB: https://matriculas.ipb.pt, com o arranque do ano letivo agendado para o dia 8 de setembro.
Na semana de 8 a 12 de setembro, os novos estudantes serão acolhidos na Semana de Integração promovida pela Mentoring Academy do IPB, com o objetivo de integrar os novos alunos na vida académica e na comunidade local.
Para os candidatos não colocados nesta fase, haverá ainda duas oportunidades de candidatura:
2.ª fase: de 25 de agosto a 3 de setembro
3.ª fase: de 23 a 25 de setembro
As vagas que não forem preenchidas nas fases do concurso nacional serão disponibilizadas noutros regimes de acesso, como o dos Maiores de 23 anos, titulares de diploma de Técnico Superior Profissional (CTeSP), reingressos, entre outros.
A EsACT-IPB lembra ainda que os CTeSP constituem uma alternativa de qualidade para quem terminou o ensino secundário, permitindo não só uma rápida entrada no mercado de trabalho, como também o prosseguimento de estudos para uma licenciatura com aproveitamento das unidades curriculares já concluídas.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: DR