O Município de Mirandela vai avançar com um projeto de manutenção das oito comportas da Barragem/Ponte Açude de Mirandela, num investimento de 1,5 milhões de euros. As obras estão previstas para começar em abril e terão um prazo de execução de 18 meses.

De acordo com o município “o objetivo do investimento é garantir o funcionamento seguro da infraestrutura, essencial para a regulação do caudal do rio Tua e a gestão eficiente dos recursos hídricos da região. Além disso, a intervenção visa minimizar riscos de acidentes, protegendo pessoas, bens e animais, especialmente nas áreas a jusante da cidade. Os trabalhos incluirão a manutenção de peças móveis, correntes e estruturas metálicas, fundamentais para o correto funcionamento das comportas.”

A autarquia já submeteu uma candidatura ao programa comunitário Norte 2030, esperando obter um apoio financeiro que poderá cobrir cerca de 75% dos custos elegíveis.

Para realizar as obras, será necessário o uso de ensecadeiras, estruturas temporárias que ajudam a conter a água, permitindo que os trabalhos sejam feitos em áreas submersas sem comprometer a segurança dos operários e da própria barragem. O cronograma das intervenções prevê também restrições temporárias ao trânsito automóvel e medidas para garantir um nível de água adequado à época balnear.

Nos últimos anos, tem-se reforçado a conscientização sobre os riscos associados às barragens. Desta forma, a autarquia destaca a importância deste investimento na preservação da infraestrutura e na segurança da população, reafirmando o compromisso com a manutenção e modernização das infraestruturas do concelho.

Jornalista: Micaela Costa

Foto: CM Mirandela

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorGOVERNO CRIA ESTRUTURA PARA PROMOÇÃO DA LÍNGUA MIRANDESA
Próximo artigoINOVAR E TRANSFORMAR COMUNIDADES: ALIJÓ DÁ VOZ A SOLUÇÕES DE SUSTENTABILIDADE