O Município de Mirandela está a levar a cabo um plano de investimento para a modernização e requalificação das infraestruturas do Ciclo Urbano da Água, com um esforço financeiro global que ultrapassa os 2,7 milhões de euros, e cuja conclusão está prevista até 2027.
O objetivo deste investimento passa por aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento e saneamento, melhorar a qualidade do serviço prestado à população e promover uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.
Encontram-se em execução três projetos estruturantes, a ampliação do Sistema de Telegestão, com um investimento de cerca de 299 mil euros, para melhorar o controlo e a resposta operacional do abastecimento de água, o projeto de Controlo do Ciclo Urbano das Águas Residuais, no valor de 312 mil euros, que reforça a monitorização e gestão do saneamento e a ampliação do Sistema de Tratamento de Água, com um investimento de 257 mil euros, destinada a aumentar a capacidade e garantir elevados padrões de qualidade. Estas três intervenções deverão estar concluídas até ao terceiro trimestre de 2026.
Paralelamente, a Câmara Municipal prepara a primeira fase da empreitada de Captações e Reabilitação de Condutas (737 mil euros), abrangendo várias ruas da cidade, com o objetivo de melhorar captações, reabilitar condutas prioritárias e reduzir perdas. Estão ainda previstas fases seguintes, num investimento superior a 1,1 milhões de euros, integradas num plano global de reforço da rede de abastecimento.
Com este conjunto de investimentos, a autarquia reforça o seu compromisso com a modernização das infraestruturas municipais, a proteção ambiental e a melhoria contínua da qualidade de vida dos munícipes, promovendo um serviço público de água e saneamento mais eficiente, resiliente e sustentável.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR



















