Construída na década de 70 e inspecionada em várias categorias entre 2021 e 2023 pela Câmara Municipal, a ponte Engenheiro Machado Vaz carece de trabalhos de reabilitação global da estrutura e, portanto, través da celebração de um protocolo entre o município de Mirandela, a secretaria de estado das Infraestruturas e a IP – Infraestruturas de Portugal, a autarquia garantiu um apoio financeiro de 85 por cento do valor do projeto e da execução da obra.

“Considerando a necessidade urgente de realização de trabalhos de beneficiação da Ponte Machado Vaz, que data da década de 70, tendo em conta a inspeção feita pelo Município de Mirandela àquela ponte, bem como uma avaliação estrutural feita no final de 2021, complementada por nota técnica de maio de 2023, que preconiza pela necessidade de se promover o reforço global da estrutura, de forma a adequá-la à regulamentação atual tendo os serviços técnicos da Infraestruturas de Portugal, S.A (IP) validado as conclusões mencionadas” referiu o município de Mirandela em comunicado enviado ao Canal N.

Estima-se que o projeto tenha um custo a 300 mil euros, assumindo o município 15% do mesmo, sendo a execução da obra na mesma proporção percentual.

Conforme garantia do secretário de estado das Infraestruturas, o Governo irá emitir um despacho que autoriza a IP a assinar o protocolo de cooperação com o município de Mirandela. Essa diligência administrativa deverá ocorrer já nos próximos dias.

Jornalista: Lara Torrado

Slider