O futuro Polo de Inovação Agrícola em Mirandela será instalado na Quinta do Valongo, num projeto com um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e previsão de início em março de 2025.

Inserido na Agenda de Inovação para a Agricultura 20-30, o novo polo visa promover a sustentabilidade das áreas rurais, com foco na cadeia de valor do Olival e do Azeite, em especial no olival tradicional. Além disso, serão desenvolvidas iniciativas relacionadas com o amendoal, frutos secos, apicultura, pastagens, forragens e fruteiras de variedades regionais.

O projeto, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), será desenvolvido numa propriedade de 80 hectares. A candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 1,3 milhões de euros, inclui a requalificação de edifícios, aquisição de equipamentos laboratoriais, instalação de sistemas de rega, criação de um centro de colheita de sémen para pequenos ruminantes, plantação de vinha, além de maquinaria e alfaias agrícolas.

A gestão do polo contará com uma parceria entre entidades de inovação, incluindo a Câmara Municipal de Mirandela, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, o Instituto Politécnico de Bragança, entre outros. Este trabalho conjunto visa fortalecer o ecossistema de investigação e inovação agrícola e agroalimentar, através de atividades de investigação, formação e transferência de conhecimento.

Na manhã de 11 de novembro, a Presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, recebeu o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o presidente da CCDR-N, António Cunha, para uma visita às futuras instalações do polo.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVILA REAL INVESTE 10 MILHÕES DE EUROS EM NOVA ÁREA EMPRESARIAL COM 80 LOTES DISPONÍVEIS
Próximo artigoMIRANDELA RECEBE “CONVERSAS SOBRE DESCENTRALIZAÇÃO” COM PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS PARTIDOS