O mirandelense, Augusto Fontes, treinador do Clube Escola do Estreito, da Madeira, sagrou-se campeão nacional de Skyrunning e no KM Vertical e ainda viu vários atletas da equipa a conquistarem títulos nacionais individuais.

Augusto Fontes não esconde a felicidade pela época fantástica que acaba de terminar em beleza. “Foi uma época excelente, ainda por cima estamos a falar de um clube recente, que só tem cinco anos, começamos com cerca de 15 atletas e agora já temos perto de 80. Para além dos dois títulos por equipas, também individualmente foi uma época fantástica”, conta.

O mirandelense confessa que foi uma temporada “muito complicada” porque a maioria das provas aconteceu no Continente, o que acarretou muitas despesas para um clube que vive constantemente o problema da insularidade. “Em termos financeiros, para um clube da região conseguir ser campeão nacional é sempre difícil e pensei que não seria possível conseguir esticar tanto a corda, porque temos três ou quatro provas cá e as restantes são no Continente e isso implica viajar de avião, depois de carro, alimentação, alojamento, mas felizmente conseguimos, foi bom”, confessa.

Estes dois títulos coletivos dão ainda maior visibilidade a Augusto Fontes que acredita poder voltar a ser o treinador indicado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, na modalidade de Skyrunning, nomeado para a categoria de treinador do ano da Confederação do Desporto de Portugal, tal como de resto já aconteceu, em 2020. “Vamos ver se agora consigo ser o melhor, mas cá estou sempre a trabalhar para melhorar”, conclui.

Augusto Fontes sagrou-se campeão nacional por equipas de Skyrunning e na vertente do KM Vertical. Recorde-se que já fez parte da equipa técnica de Portugal que foi medalha de bronze no Campeonato da Europa, em 2021, e também orientou a seleção das Quinas no campeonato do Mundo de Skyrunning, em Setembro de 2022.

Atualmente a residir na Madeira, o professor de educação física está destacado pelo Governo Regional para o Clube Escola do Estreito como treinador e coordenador das modalidades de atletismo, Skyrunning e ciclismo.

Jornalista: Fernando Pires 

Slider