Natural de Mirandela, José Manuel Neves foi na passada sexta-feira, 22 de março, reeleito presidente da Associação de Futebol do Porto. O mirandelense liderava a única lista candidata às eleições, renovando, assim, o mandato até 2028.

Desde 1987 que José Manuel Neves desempenha funções na Associação de Futebol do Porto, sendo o 34º presidente da entidade. Em 2020 venceu as eleições pela primeira vez e agora vê renovada a tarefa.

“Neste mandato, que hoje iniciamos, comprometemo-nos a continuar o caminho que, até agora, temos traçado junto das autarquias, parceiros absolutamente fundamentais, no sentido de encontrar soluções articuladas para desenvolver o futebol e o futsal, com especial atenção à carência de infraestruturas” refere o mirandelense.

José Manuel Neves tornou público que as principais ambições da Associação, para este novo mandato, passam pela aposta no futebol e futsal feminino, pela reorganização das provas e pela criação de bases para a valorização da Marca Associações de Futebol do Porto.

A construção da Academia da Associação de Futebol do Porto é, há muito, um projeto ambicioso. De acordo com o presidente, esta infraestrutura irá permitir consolidar a aposta nas seleções distritais e centralizar e otimizar a atividade na formação de árbitros, dirigentes e treinadores.

No discurso de tomada de posse, o mirandelense relembra, ainda, o mandato que agora termina, marcado pela covid-19 e que levou a tomar medidas preventivas, “medidas essas que nos permitiram manter os clubes, atletas, árbitros e dirigentes de abandonarem definitivamente as suas atividades desportivas”. Este foi um esforço financeiro que se traduziu em apoios diretos no montante de 1,5 milhões de euros, mas que José acredita que foi por isso que “resistimos e hoje estamos mais fortes”.

“Sei por experiência da minha vida que as conquistas são resultado de muito trabalho, de muita dedicação e da estratégia que adotamos” relembra José Manuel Neves.

A Associação de Futebol do Porto, em 2020 composta por 30 mil atletas e 1800 equipas, é agora formada por 44 mil atletas e 2400 equipas.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Associação de Futebol do Porto

Slider