O Centro Escolar de Mesão Frio foi palco, esta manhã, 19 de janeiro, do II Encontro de Janeiras, uma iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade (AEPAN) que reuniu crianças, jovens e elementos da comunidade para celebrar uma tradição popular portuguesa.
O evento contou com a participação dos Ateliers (Re)viver, acompanhados pelos instrumentos da Escola de Música Municipal, sob direção do professor Diamantino Nogueira. A atuação destacou-se pela alegria, partilha e valorização das tradições culturais locais, envolvendo crianças do Pré-Escolar, do 1.º Ciclo e a turma B do 5.º ano da Escola Sede, assim como o Rancho da Casa do Povo de Barqueiros.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, marcou presença e destacou a importância da educação na preservação da identidade cultural do concelho: “É essencial preparar as crianças desde cedo para valorizarem e preservarem a nossa herança cultural”, sublinhando o papel de pais, avós e comunidade educativa neste percurso.
Paulo Silva sugeriu que a próxima edição do encontro possa decorrer no Pavilhão Social da Escola Sede, considerando o espaço mais adequado ao “tamanho do talento dos participantes”.
O vice-diretor do AEPAN, Sérgio Ferreira, reforçou a importância da colaboração de todos na manutenção das tradições, afirmando que “se todos nos unirmos, conseguimos mantê-las vivas”.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Mesão Frio






















