A Câmara Municipal de Mogadouro alerta a população para a necessidade de cumprir as regras relativas à queima de sobrantes agrícolas ou florestais, prática que consiste na eliminação de restos de exploração cortados e amontoados. Este procedimento está sujeito a comunicação prévia junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), sendo obrigatório aguardar a receção da respetiva autorização, que é enviada por SMS ou e-mail.
A autarquia reforça que, para realizar a queima de forma segura, devem ser evitados períodos de vento forte, dias mais quentes e proximidade de pastos, silvados, matos ou árvores. Os sobrantes devem ser queimados em pequenas quantidades e de forma gradual, com um recipiente de água ou mangueira disponível junto do local. É fundamental manter-se atento durante toda a operação e não abandonar o local até a queima estar totalmente concluída. Caso o fogo se descontrole, a população deve priorizar a segurança e contactar imediatamente o 112.
O incumprimento destas regras constitui contraordenação e é punível com coima. Para esclarecimentos, a população pode contactar a linha de apoio da GNR – SOS Ambiente através do número 808 200 520, ou a Câmara Municipal de Mogadouro, pelo telefone 279 345 021, em dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Mogadouro



















