A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou o orçamento para 2026 no valor de 34,1 milhões de euros, mais 4,2 milhões do que no ano anterior, com investimento em novas infraestruturas, ação social, educação e apoio à economia local.

Entre as obras previstas estão o ginásio municipal, o matadouro municipal e o museu arqueológico de Mogadouro, cujo arranque está programado para 2026. O orçamento contempla ainda a conclusão das requalificações das antigas escolas primárias do concelho e projetos que transitam de anos anteriores, num total de 6,8 milhões de euros.

Segundo o presidente da câmara, António Pimentel (PSD), trata-se de um orçamento que “tem em vista todas as políticas que vinham a ser seguidas por este executivo e que vão incidir nos apoios às empresas e às pessoas”.

Estão também previstos novos investimentos como o parque biológico do Juncal, o centro interpretativo do Douro Internacional, a recuperação do edifício do Convento de São Francisco, onde funcionam os Paços do Concelho, e a requalificação de arruamentos em várias localidades.

A área social concentra a maior fatia do orçamento, com mais de dois milhões de euros, destacando-se 1,5 milhões para a ampliação da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, além de apoios à habitação e à natalidade.

Para a educação estão destinados 218 mil euros, incluindo fichas escolares, prémios de excelência educativa, apoio à primeira infância e medidas de combate ao insucesso escolar. O setor agrícola contará com 216 mil euros para vacinação animal e apoio ao plantio de árvores, enquanto os apoios à atividade empresarial somam 490 mil euros.

Nos impostos municipais, a taxa de IRS fixa-se em 0,3%, o IMI mantém-se no mínimo legal (2,5%) e a derrama é de 1,5%, aplicada aos setores bancário e energético.

O orçamento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD e a abstenção do PS, tanto em reunião de câmara como na Assembleia Municipal. Do lado socialista, Manuel Lobo considerou que o documento representa “mais do mesmo”, justificando a abstenção por não se rever “nas opções, prioridades e orientação política expressas neste orçamento”.

O executivo municipal é composto por três eleitos do PSD e dois do PS, enquanto a Assembleia Municipal tem maioria social-democrata.

Jornalista: Vitória Botelho com LUSA

Foto: DR

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorO LAGO DOS CISNES SOBE AO PALCO DO TEATRO DE VILA REAL
Próximo artigoMESÃO FRIO RECEBE CONCERTO DE REIS E ANO NOVO A 04 DE JANEIRO