O município de Mogadouro decretou dois dias de luto municipal pela morte do antigo presidente da câmara António Moraes Machado, que exerceu três mandatos eleito pelo PSD, entre 2001 e 2013.

Afonso Pimentel, presidente da câmara municipal de Mogadouro, explica esta tomada de decisão devido ao legado deixado pelo ex-presidente à terra ao longo dos três mandatos, seja no campo cultural, social ou no desenvolvimento estrutural.

O atual autarca lembrou ainda o espírito humanitário de António Moraes Machado nas suas missões como médico pediatra em países africanos, como a Guiné.

António Moraes Machado morreu na sexta-feira, dia 31 de outubro, aos 89 anos, após doença prolongada.

No sábado, o Presidente da República lamentou a morte do ex-autarca, apelidando-o de amigo. Na nota emitida, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha a forma humana, generosa e autêntica como António Machado se reinventou ao longo da vida para servir o país e ainda deixou uma palavra de apreço por ter cuidado de Mogadouro durante 12 anos.

António Moraes Machado, que nasceu a 10 de novembro de 1935, reformou-se aos 65 anos e abraçou a carreira de autarca ao longo de 12 anos (três mandatos), entre 2001 e 2013, pelo PSD.

O antigo autarca de Mogadouro foi médico pediatra ao longo da sua vida profissional, presidente da Câmara de Mogadouro e também escritor e investigador da cultura mirandesa.

A bandeira da cidade de Mogadouro já se encontra a meia haste nos edifícios municipais.

Jornalista: Gonçalo Pereira
Fotos: DR

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorSUSPEITO DE VIOLAÇÃO DE DUAS JOVENS EM VILA REAL VAI AGUARDAR JULGAMENTO EM PRISÃO DOMICILIÁRIA
Próximo artigoTRADIÇÃO DE SÃO MARTINHO VAI REUNIR GERAÇÕES NO CENTRO HISTÓRICO DA MADALENA