A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai duplicar o número de camas dos cuidados continuados, de 24 para 50 camas, num investimento de 3,5 milhões de euros, apoiado pelo município de Mogadouro e pelo PRR.

As obras de ampliação da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) já arrancaram e a conclusão está prevista para o final de 2026. João Henriques, provedor da instituição, explicou que a obra é vital, pois a unidade está no seu limite. O investimento pretende ainda dar uma resposta à falta de camas a nível nacional e garantir a sustentabilidade financeira da UCC.

Segundo dados disponíveis, em Portugal faltam mais de 5 mil camas de cuidados continuados, mas, embora a unidade de Mogadouro faça parte da Rede Nacional, podendo receber doentes de todo o país, a prioridade é dada à proximidade de residência. A medida abrange os utentes do distrito de Bragança, Vila Real e Braga

O investimento total, que ronda os 3,5 milhões de euros, 2,9 milhões para a empreitada e o restante para equipamento, conta com o apoio do PRR no valor de 1,1 milhões de euros e com a comparticipação do município de Mogadouro, num apoio de 1,5 milhões de euros. O valor restante será assegurado pela própria Misericórdia.

A UCC de Mogadouro, aberta desde 2008, pretende assim dar um passo de gigante para reforçar a resposta de cuidados continuados na região.

Jornalista: Gonçalo Pereira
Fotos: DR

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorGD CHAVES NÃO CONSEGUIU TRAZER PONTOS DE LEIRIA MESMO ESTANDO EM VANTAGEM AO INTERVALO
Próximo artigoGNR DE BRAGANÇA RECUPERA TRÊS VIATURAS FURTADAS EM ESPANHA E MAIS DE CINCO TONELADAS DE COBRE