O Município de Mondim de Basto está a intensificar os trabalhos de estabilização e recuperação das zonas atingidas pelo incêndio que, em agosto, devastou parte da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, incluindo as Unidades de Baldios de Fervença, Ermelo e Pardelhas.
As intervenções decorrem no âmbito dos contratos-programa “Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais”, celebrados este mês entre a autarquia, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Os trabalhos, coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, abrangem a estabilização de solos, a regularização de linhas de água, a beneficiação da rede viária florestal e ações de reflorestação e sementeira. Atualmente, decorrem operações de controlo do escoamento torrencial através da construção de paliçadas com materiais naturais, bem como a sementeira de cerca de 17 hectares destinados à fixação do solo e à criação de pastagens para a atividade cinegética e pastorícia.
O presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, tem acompanhado de perto as intervenções e sublinha a relevância destas ações para “recuperar e melhorar toda a área afetada pelo incêndio e ajudar a natureza a regenerar-se mais rapidamente e de forma organizada”.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Mondim de Basto






















