O Município de Mondim de Basto está a intensificar os trabalhos de estabilização e recuperação das zonas atingidas pelo incêndio que, em agosto, devastou parte da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, incluindo as Unidades de Baldios de Fervença, Ermelo e Pardelhas.

As intervenções decorrem no âmbito dos contratos-programa “Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais”, celebrados este mês entre a autarquia, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Os trabalhos, coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, abrangem a estabilização de solos, a regularização de linhas de água, a beneficiação da rede viária florestal e ações de reflorestação e sementeira. Atualmente, decorrem operações de controlo do escoamento torrencial através da construção de paliçadas com materiais naturais, bem como a sementeira de cerca de 17 hectares destinados à fixação do solo e à criação de pastagens para a atividade cinegética e pastorícia.

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, tem acompanhado de perto as intervenções e sublinha a relevância destas ações para “recuperar e melhorar toda a área afetada pelo incêndio e ajudar a natureza a regenerar-se mais rapidamente e de forma organizada”.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Mondim de Basto

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorUNIVERSIDADE SÉNIOR DE VILA FLOR INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES COM ATELIERS E OFICINAS
Próximo artigoCIRCULAÇÃO FERROVIÁRIA SUSPENSA NO TROÇO MARCO DE CANAVESES – PESO DA RÉGUA PARA ELETRIFICAÇÃO