O Município de Montalegre está a promover, até 28 de novembro, a exposição “Caminho Laranja – Vozes que Importam”, uma mostra dedicada à prevenção da violência de género e à valorização da voz das vítimas. A iniciativa assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado mundialmente a 25 de novembro, e pode ser visitada no Arquivo Municipal e no Pólo da Biblioteca de Salto.
No centro da exposição está uma linha de tempo que reúne marcos históricos, legislativos e sociais na luta contra a violência de género, abrangendo acontecimentos entre 1974 e 2023. O percurso expositivo destaca ainda a integração do Município, no último ano, na Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica em Contexto Familiar (RIVD), reforçando o compromisso local na prevenção e combate a este tipo de violência.
A cor laranja, que domina a instalação, simboliza a campanha internacional e evoca um futuro livre de violência. É um apelo à esperança, à mobilização e ao compromisso coletivo na defesa dos direitos das mulheres e na proteção das vítimas.
Com esta iniciativa, Montalegre junta-se às ações globais que, anualmente, reforçam a necessidade de promover uma sociedade mais justa, segura e igualitária.
A Redação
Foto: CM Montalegre





















