A Câmara de Montalegre anunciou hoje que vai interpor uma providência cautelar para travar a exploração de lítio no concelho, informação foi avançada à agência Lusa.

Este é um dos projetos na origem à investigação que na terça-feira levou à demissão do primeiro-ministro. A autarca de Montalegre, Fátima Fernandes, refere que confia “totalmente na justiça” fazendo “o seu caminho e irá apurar aquilo que houver a apurar”.

Recorde-se que a investigação visa as concessões de exploração de lítio nas minas do Romano (Montalegre) e do Barroso (Boticas, também no distrito de Vila Real), um projeto de central de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines (distrito de Setúbal) e o projeto de construção de ‘data center’ desenvolvido na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.

A Lusa relembra que os dois projetos mineiros obtiveram uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, mas condicionada à concretização de medidas de compensação e de mitigação. Fátima Fernandes especificou que “a ação judicial pretende impedir que a mina do Romano avance para a fase de exploração”.

“Porque consideramos que há matéria que nos permite fazer esta ação administrativa e porque verdadeiramente consideramos que é um projeto que não traz nada de bom para o nosso território”, justificou.

A autarca apontou “para o impacte muito negativo na água da barragem do Alto Rabagão, um bem que considerou essencial quer para o consumo público, quer para a alimentação dos animais e a irrigação dos campos”, escreve a agência de notícias.

Além disso, indicou a necessidade de proteger o lobo-ibérico, considerou um contrassenso “destruir a natureza em nome do ambiente” e disse ainda que “não se pode considerar normal desalojar” pessoas que residem na zona onde vai ser implantada a mina.

Foto: Pedro Sarmento Costa/Lusa

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anterior“VIAJAR COM… LUÍS DE CAMÕES” APRESENTADO EM CHAVES NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
Próximo artigoCONSTITUÍDO ARGUIDO POR POSSE ILEGAL DE ARMAS E AMEAÇAS EM MOGADOURO