Montalegre foi palco da 8.ª Reunião do Internato Médico de Saúde Pública da Zona Norte, um encontro que reuniu profissionais da área sob o mote “One (Public) Health”. A iniciativa teve como objetivo destacar a saúde pública como um território de ligação entre pessoas, animais e o ambiente, promovendo uma abordagem integrada e interdisciplinar.
Ao longo do evento, foram debatidos temas atuais e relevantes como “Para todos e com todos: Co-construção de ecossistemas de saúde”, “Água Mineral Natural: Inovação ao Serviço da Saúde e dos Territórios”, “Saúde Pública como Espaço de União: O Papel da Cooperação Portuguesa com os PALOP no Contexto dos 50 Anos da Independência”, “Zoonoses: da redução de antigas ameaças ao surgimento de novas doenças num mundo globalizado”, “Comprimidos ou Compromissos? O impacto da Prescrição Social nos Determinantes Sociais da Saúde”, “Resistência Antimicrobiana: Uma Ameaça Tripartida” e o “Planeamento e Gestão de Grandes Infraestruturas Hídricas”.
A reunião contou com a presença de internos, orientadores de formação, especialistas convidados, moderadores e membros da comissão organizadora, num ambiente de partilha e reflexão. Esta foi uma oportunidade para reforçar a colaboração entre diferentes áreas do saber, promover a coesão profissional e delinear estratégias inovadoras no âmbito da saúde pública.
A Redação,
Foto:CM Montalegre