A proteção civil do concelho de Montalegre acaba de ser reforçada com a aquisição de três novos veículos, no âmbito de uma candidatura ao Programa Norte 2030 – Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.
O investimento total ascende a 634.533 euros, dos quais 513.972 euros são financiados pelo programa comunitário, cabendo à autarquia o esforço financeiro de 120.581 euros.
Os novos meios incluem um tanque tático florestal destinado aos Bombeiros Voluntários de Salto, um trator para as operações da Proteção Civil Municipal e um limpa-neves que será entregue em breve aos Bombeiros Voluntários de Montalegre. Estas viaturas permitirão reforçar a capacidade de resposta em cenários de incêndios rurais, apoio logístico, operações de remoção de neve e assistência à população em condições climatéricas adversas.
A presidente da Câmara Municipal, Fátima Fernandes, sublinha a importância deste reforço de meios, afirmando que “capacitar as instituições melhora significativamente o poder de atuação e a eficácia na proteção das pessoas e do território”.
Com estes novos equipamentos, Montalegre prossegue a estratégia de modernização e preparação operacional, garantindo mais segurança e resiliência ao concelho, especialmente numa região onde as condições meteorológicas e a vasta área florestal exigem respostas rápidas e eficazes.
A Redação,
Fotos: CM Montalegre




















