O regresso da primeira Montaria ao Javali, do Plano Anual de Exploração, da Época Venatória 2021/22, está marcado para o dia 13 de novembro.

O município de Alijó comunicou hoje que a atividade vai decorrer, já neste sábado, numa mancha que cobre a Freguesia de Pegarinhos e a União das Freguesias de Pópulo e Ribalonga.

Além do convívio entre caçadores, “esta atividade cinegética permite proceder à correção de densidade populacional da espécie, de modo a evitar os avultados estragos provocados pelos javalis no setor agrícola”, explica a autarquia em comunicado.

O encontro dos caçadores está marcado para as oito horas, no Santuário de Santa Bárbara, na localidade de Ribalonga, onde serão transmitidas recomendações de segurança antes da saída para a mancha.

No entanto, há regras a cumprir para participar. É obrigatório ter a carta de caçador, licença de caça, seguro, colete refletor e uso de máscara.

De modo a garantir a segurança de pessoas e bens durante a Montaria, o município alerta para que seja evitada toda a atividade agroflorestal, assim como a circulação de pessoas e animais domésticos no interior da mancha. Informa ainda que “o trânsito no Caminho Municipal nº 1285 estará interdito durante a realização da Montaria”.

Slider