O Conselho de Ministros, reunido extraordinariamente em Viseu, aprovou um conjunto de 45 medidas destinadas a apoiar famílias, empresas e instituições afetadas pelos incêndios de grandes dimensões que têm assolado várias regiões do país. “O quadro aprovado é a base a partir da qual os governos poderão, de forma rápida e ágil, colocar no terreno medidas de apoio às regiões e pessoas afetadas”, afirmou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, no final da reunião, segundo divulgado na página oficial da República Portuguesa.

As Medidas abrangem saúde, economia, agricultura e habitação, entre as que estão provadas destacam-se:

  • Reforço dos cuidados de saúde nas zonas afetadas, com isenção de taxas moderadoras e dispensa gratuita de medicamentos pelas unidades do SNS;
  • Apoios pecuniários às famílias economicamente carenciadas;
  • Ajuda para aquisição de bens imediatos, como alimentação animal;
  • Apoio à tesouraria de empresas diretamente afetadas e à reposição da sua capacidade produtiva;
  • Financiamento agrícola para rentabilizar o potencial produtivo;
  • Compensação de prejuízos aos agricultores, até 10 mil euros, mesmo sem despesas documentadas, através de um processo ágil coordenado por técnicos das Câmaras Municipais e das CCDR.

Montenegro salientou ainda que haverá “remoção dos limites às horas extraordinárias das equipas de sapadores florestais”, isenção total ou parcial de contribuições para a Segurança Social para empresas e trabalhadores independentes afetados, e apoios às instituições de solidariedade que prestaram assistência às populações. Também foi garantido um apoio financeiro extraordinário a empresas que mantenham postos de trabalho e alargamento de prazos para obrigações fiscais e contributivas.

Quanto à habitação, o Governo vai comparticipar a reconstrução de residências próprias na totalidade até 250 mil euros, e em 85% do valor restante. Além disso, será aberto um concurso para que as autarquias candidatem projetos de reconstrução de infraestruturas públicas.

O papel central na definição dos apoios competirá, segundo o Primeiro-Ministro, “às Câmaras, em primeira linha, e às CCDR em segunda linha, decidindo em conjunto os montantes dos apoios a conceder”.

Este quadro geral será ativado por resolução do Conselho de Ministros, com limitação temporal e geográfica, conforme proposta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O Governo também vai enviar ao Parlamento uma proposta de Lei que inclui a isenção de IVA nas doações para alimentação animal, e aprovou o Plano de Intervenção para as Florestas 2025-2050, que será debatido na Assembleia da República.

“Estivemos e estamos a assumir as nossas responsabilidades” Montenegro começou por prestar homenagem às vítimas e agradeceu a todos os que têm estado na linha da frente do combate aos incêndios. “As minhas primeiras palavras são para as vítimas e suas famílias (…) para todos os que sofreram e sofrem a angústia de ter as chamas por perto, queremos dizer que estivemos e estamos a dar o máximo para minimizar o seu sofrimento”, declarou.

O Primeiro-Ministro também reconheceu falhas no sistema: “Sabemos que apesar de termos o maior dispositivo de sempre, nem tudo correu e corre bem”.

Segundo o chefe do Governo, o dispositivo no terreno conseguiu extinguir mais de 93% das ignições nos primeiros 90 minutos, impedindo que mais incêndios se tornassem de grandes proporções.

Montenegro concluiu reiterando o compromisso com a prevenção, “Sabemos que precisamos de fazer uma avaliação profunda sobre o combate e sobre as políticas de prevenção (…) estamos disponíveis para, com todos, projetar nos próximos anos políticas e medidas que se adaptem à realidade”.

Jornalista: Vitória Botelho

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorCORTEJO ETNOGRÁFICO LEVA TRADIÇÕES DA REGIÃO ÀS RUAS DE LAMEGO
Próximo artigoMARCELO REBELO DE SOUSA É ESPERADO NO FUNERAL DE VÍTIMA DOS INCÊNDIOS EM MIRANDELA