A empresa Enline, com sede em Mirandela, conquistou o prémio EIT Venture, na Cimeira do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) realizada em Bruxelas.

Na 10.ª edição dos prémios, a empresa de Manuel Lemos, natural de Mirandela, foi galardoada com o primeiro lugar do prémio EIT Venture.

A Enline criou a tecnologia Digital Twin sem sensores, combinando ciência com software e Inteligência Artificial (IA), para fornecer uma previsão de operações, de sete dias e até um ano, de monitorização da vegetação e deslizamentos de terra.

Para a Enline “este prémio celebra conquistas inovadoras e excelência no empreendedorismo, reconhecendo empresas que estão a ultrapassar os limites da inovação e a causar um impacto significativo neste setor”.

Pia Ahrenkilde Hansen, diretora-geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, também destacou a importância destes prémios. “Os prémios EIT celebram o que há de melhor na inovação e no empreendedorismo na Europa. Todos os finalistas destacaram-se no seu trabalho e provaram ser verdadeiros agentes da mudança e empreendedores.”

O prémio conquistado pelo empresário transmontano é caracterizado por galardoar startups consideradas com “maior potencial de impacto na sociedade e na economia em geral, abordando os principais desafios sociais”.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider