O Município de Boticas, apelou, ontem, à população do concelho que utilize a água de forma racional, sem exageros e desperdícios. O apelo deve-se ao facto de o país estar a atravessar uma situação de seca prolongada.

Em comunicado, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga pede a todos os munícipes para que “haja contenção e um consumo racional de água, sem exageros nem desperdícios, para evitar que os depósitos de água destinados ao abastecimento público continuem a descer drasticamente”.

Apesar da situação estar para já controlada no concelho de boticas, o autarca relembra o “longo período de ausência de chuva e a consequente redução do volume dos caudais das várias origens de água que abastecem o concelho”.

A situação atinge todo o território nacional, com consequências “graves” sobretudo na agricultura, e apesar do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), prever que a chuva regresse durante o mês de fevereiro, o município transmontano diz que “não deverá ser suficiente para impedir que a situação se agrave”.

Caso a situação se mantenha e os caudais não sejam repostos com as próximas chuvas, Fernando Queiroga admite mesmo que a Câmara Municipal venha a implementar algumas medidas restritivas.

“Os serviços técnicos da autarquia tudo farão para responder a uma possível situação de carência, que acredito não venhamos a enfrentar, mas não podemos excluir algumas medidas restritivas ao consumo de água caso esta situação de seca se venha a agravar e a chuva, ou a falta dela, não permita a necessária reposição dos caudais”, refere.

Jornalista: Sara Teixeira

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: MUNICÍPIO DE MACEDO E INICIATIVA SOLIDÁRIA APOIAM FAMÍLIA DESALOJADA COM RECOLHA DE BENS
Próximo artigoCOVID-19: TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO PASSAM A TER VALIDADE DE 24 HORAS