O Município de Bragança reuniu com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor para fazer o ponto de situação das antigas minas de volfrâmio do Portelo, localizadas na área de Montesinho, onde persiste um problema ambiental considerado grave e antigo.

Durante a reunião, foi feito o acompanhamento do processo de remediação ambiental, encontrando-se já em fase final a revisão do Projeto de Execução e da decisão de contratar da empreitada de Remediação Ambiental da Área Mineira de Montesinho – Fase 1, bem como o respetivo Estudo de Incidências Ambientais.

As entidades envolvidas destacaram a urgência na intervenção, sobretudo ao nível da estabilização dos taludes e das escombreiras, estruturas que continuam em degradação e que têm contribuído para o aumento do assoreamento do Rio Sabor e de vários afluentes, entre eles o Rio Pepim. Esta situação levanta preocupações ambientais e de segurança, reforçando a necessidade de avançar rapidamente com a obra.

O Município de Bragança defende que o processo deve avançar sem novos atrasos, sublinhando que a intervenção é essencial para estabilizar o território, recuperar a área afetada pela exploração mineira e proteger os recursos naturais e as linhas de água da região.

A remediação ambiental das antigas minas do Portelo é considerada uma intervenção prioritária para o concelho e para a região, aguardada há vários anos, sendo agora apontada como uma fase decisiva para resolver um problema ambiental que se tem prolongado no tempo.

Maria Inês Pereira

Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorJOÃO GERALDO BRILHA NO WTT CONTENDER DE TÚNIS MAS CAI NAS MEIAS-FINAIS
Próximo artigoEVA COUTINHO CONQUISTA TÍTULO NACIONAL E ELEVA NOME DE PESO DA RÉGUA