O VirtualSign, Avatar de Língua Gestual Portuguesa já está em funcionamento com o objetivo de facilitar a acessibilidade à informação municipal pelos cidadãos com deficiência auditiva.

O Município de Bragança apostou na aquisição de uma “moderna e inclusiva ferramenta” que facilita a leitura dos sites municipais através do Avatar. O investimento do projeto ronda os seis mil euros e pretende melhorar a comunicação e interação com o município, em particular para a comunidade surda.

O funcionamento do VirtualSign é de fácil utilização. Com um simples clique no ícone do lado direito, o “assistente virtual” de língua gestual portuguesa aparece em forma de avatar e procede à tradução do texto selecionado.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, declarou que o projeto permite “eliminar algumas barreiras linguísticas e pretende criar maior proximidade com a comunidade surda”. “A inclusão social é uma das prioridades do Município de Bragança e este é, claramente, um pequeno, mas gigante passo, nesse sentido”, constatou.

Atendendo às necessidades especiais dos cidadãos, para além do VirtualSign, o município tem investido na “implementação de políticas de inclusão” em vários setores com o fim de defender a dignidade, bem-estar e direitos das pessoas com deficiência. Para tal, está a decorrer um curso – “Cultura para todos” – com um investimento superior a 365 mil euros e que visa reduzir as barreiras no acesso a espaços culturais, conseguindo assim fácil acesso igual a todos os cidadãos.

De relembrar que, a fim de incluir os cidadãos com necessidades especiais, o Bragança Acontece, que destaca os principais projetos e iniciativas, já é editado em linguagem braille. Existem, ainda, os novos autocarros com rampa de acesso para cadeiras e os passeios requalificados para melhorar a mobilidade pedestre. Também as passadeiras foram rampeadas e, no que toca à comunicação nos equipamentos e interfaces, toda a informação está adaptada para qualquer cidadão.

De reforçar que nos últimos quatro anos, 13 pessoas com necessidades especiais desempenham postos de trabalho em várias funções no Município de Bragança.

No site do município, para os cidadãos surdos já é possível usufruir de um assistente online de língua gestual.

Escrito por Catarina Carneiro

Slider