No dia 20 de maio, a Autarquia assinala o Dia Europeu da Cultura Megalítica com apresentação do projeto de recuperação da Anta da Samorinha.

Com o objetivo de recuperar e valorizar este arqueossítio, em 2022 o Município elaborou um “Plano para a Valorização da Anta da Samorinha”. Neste projeto previa-se a realização de escavações arqueológicas para obter um conhecimento mais completo acerca da sua história e consequente valorização. O processo foi realizado no verão de 2023 e permitiu identificar a estrutura original da anta.

No dia 20 de maio, a Autarquia desenvolveu uma iniciativa escolar ligada ao projeto, com alunos do 5º e 7º ano, que vão participar em workshops temáticos sobre a pré-história e poderão usufruir de uma visita guiada ao local onde será feita a recuperação da Anta da Samorinha. 

O monumento megalítico está localizado no Alto da Pranheira, próximo da estrada que conduz ao santuário da Nª Senhora da Graça.