No dia 17 de março, a Câmara Municipal de Vinhais iniciou uma nova campanha, de forma a controlar a vespa asiática. Esta é uma espécie invasora que representa uma ameaça para a biodiversidade e apicultura local. A iniciativa surge na sequência do trabalho realizado em 2024, ano em que foram destruídos 436 ninhos no concelho.
Com o aumento das temperaturas, as vespas fundadoras despertam da hibernação e começam a construir os primeiros ninhos, que são de pequenas dimensões e geralmente encontrados em locais abrigados.
De forma a intensificar o combate à praga, o município vai aumentar o número de armadilhas instaladas face ao ano anterior e reforçar a monitorização constante desses dispositivos. Em 2025, vão ser colocadas mais 200 armadilhas em pontos estratégicos, com prioridade para as zonas onde se registou um maior número de ninhos no ano passado.
O principal objetivo da ação é capturar as fêmeas fecundadas antes da construção dos ninhos, travando a propagação da espécie e minimizando o impacto ambiental e económico causado pela vespa asiática na região.
Jornalista: Micaela Costa