Devido aos incêndios rurais que deflagraram em agosto deste ano, foram identificados prejuízos em infra-estruturas e equipamentos municipais superiores a dez milhões de euros.

Através do FEM- Fundo de Emergência Municipal, que permite financiar até 60% da recuperação dos equipamentos públicos, o Governo atribuiu um apoio global de seis milhões de euros. 

Destes seis milhões já foram transferidos para os municípios cerca de três milhões. O restante valor será transferido conforme as obras sejam executadas.

Têm este apoio os municípios particularmente afetados pelos incêndios de verão, nomeadamente os seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela- Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia, e os municípios que registaram uma área ardida igual ou superior a 4.500 hectares ou correspondente a 10% do respetivo território- Alvaiázere, Ansião, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça, Ourém e Vila Real.

Reparação de vias e arruamentos, equipamentos de segurança rodoviária, edifícios e construções municipais, equipamento urbano complementar e de lazer e infraestruturas de saneamento básico, são alguns exemplos que o FEM vai financiar.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider